DeCS trigrams

De Wiki REDDES

Serviço de Trigramas - DeCS

Este serviço utiliza a técnica de pesquisa vetorial com trigramas para a recuperação de termos DeCs a partir de um texto fornecido.

O serviço pode ser acessado através da seguinte url:

http://trigramas.bireme.br/cgi-bin/mx/cgi=@1?collection=<coleção>&lang=p&minsim=<similariadade mínima>
               &maxrel=<número máximo de termos similares>&text=<texto de pesquisa>&<formato de apresentação>

onde :

<coleção> - nome da coleção de trigramas utilizada para a recuperação para o reconhecimento de termos DeCS no texto. Os valores permitidos são: "DeCSi", "DeCSe", "DeCSp" e "DeCSxp".

  • DeCSi -
  • DeCSe -
  • DeCSp - coleção cujos trigramas são formados a partir dos termos autorizados, termos sinônimos e termos históricos do DeCS.
  • DeCSxp - coleção cujos trigramas são formados a partir dos termos autorizados, termos sinônimos, termos históricos do DeCS e as notas de escopo do DeCS.

<idioma do resultado> -

<similariadade mínima> - número decimal cujo valor varia de 0 a 1.0 e que indica o quão parecido cada termo do DeCS é parecido com uma ou mais palavras do texto. Quanto maior o valor maior a similaridade. Se ausente o parâmetro, o valor padrão será de 0.30.

<número máximo de termos similares> - indica o número máximo de termos similares que serão mostrados na saída. Se ausente o parâmetro, o valor padrão será de 10.

<texto de pesquisa> - texto de entrada cujas palavras serão comparadas com termos do DeCS. Se ausente o parâmetro, o valor padrão será 'acesso aberto'.

<formato de apresentação> - formato de saída do serviço. Os valores permitidos são: 'xml' e 'text'. Se ausente o parâmetro, a saída padrão terá o formato html.

Herramientas personales