Desativacao servidores BVS desativadas ou sem resposta

De Wiki REDDES

Essa página colaborativa foi criada para documentar as atividades de desativação de servidores que hospedam instâncias de BVS desativadas ou sem resposta da contraparte.

A necessidade surgiu após a reunião realizada no dia 31/03/2011 para definir as ações que serão tomadas. Ver Ata da Reunião‎.

De acordo com a relação de instâncias da Rede BVS ainda hospedadas nos servidores quartzo.bireme.br, bvs.bireme.br e ametista.bireme.br em 19/05/2011, foi possível identificar 2 cenários.


Tabla de contenidos

Cenário 1 - Iniciativas de BVS já desativadas

  • Encaminhamento:

a) Armazenar o histórico – se houver – “Sobre a BVS”, para fins de documentação e salvar junto a documentação das instâncias em Alpha1 (análise técnica de MIP).

b) Análise se há FIS próprias que possam/devam ser incorporadas as FIS Regionais (LILACS, LIS) e revisar e incorporar os mesmos ao LIS Regional (análise técnica de FIR).

Bases Bibliográficas: Não serão incluídos na LILACS: a) recorte de LILACS, Medline e outras bases b) seriados; c) publicação de países fora da América Latina e Caribe; d) publicações de 1981 ou mais antigas; Para os documentos restantes, verificar se estão de acordo com o Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados LILACS [1].

LIS: Há duas formas de operação do LIS, que devem ser tratadas de maneiras distintas:

1ª) Instâncias de LIS que operam em cooperação com o LIS Regional: não há a necessidade de análise. Como os registros já são incluídos pela base do LIS Regional, não é necessário migrar dados. Lista de instâncias de LIS que estão integrados ao Regional, em elaboração, disponível em http://wiki.bireme.org/pt/index.php/LIS.

2ª) Para instâncias que não operam em cooperação com o Regional: a) RST gera relatório de links dos registros não-duplicados (padrão Xenu) para checagem de link quebrados e informa a porcentagem de duplicados; b) A partir dessa checagem inicial: - FIR realiza a checagem de registros do LIS a ser desativado com o LIS Regional; - FIR analisa documentos não duplicados e com link funcionando para inclusão no LIS Regional;

Observações:

- No caso de migração de conteúdo, FIR e RST definem estratégia, baseado na quantidade de registros, carga de trabalho e custo-benefício. Caso não seja possível a migração imediata, as bases/registros serão armazenados em local a ser definido para futura migração/integração.

- MIP fornecerá, quando disponível, histórico de criação das FI da BVS, principalmente se foi recorte de bases regionais ou construção própria.


DirEve: Como o objetivo do DirEve é divulgar eventos científicos correntes e não serve como base histórica, foi decidido que não serão migrados registros dos DirEve de BVS desativadas para o DirEve Regional.


c) Enviar mensagem da BIREME informando aos responsáveis – se houver – que a instância foi preservada até agora, mas por necessidade de atualização técnológica o servidor que hospedava estas instâncias será desativado. Em caso de dúvidas ou para solicitar uma cópia dos dados armazenados nesta instância favor entrar em contato com suporte@bireme.org.

A BIREME está a disposição para criação de um novo ambiente, em outro servidor, que pode ser solicitado mediante o compromisso da instituição líder de migrar os dados desta instancia antiga contando com nosso suporte técnico

d) Após a data definida realizar backup interno e proceder com a remoção destas instâncias do servidor (ITI).

Relação das instâncias

Nome da instância URL Coord. MIP - Armazenar o histórico em Alpha1, enviar mensagem aos responsáveis FIR - Análise se há FIS próprias que possam/devam ser incorporadas às FIS Regionais ITI - Realizar backup interno e proceder com a remoção destas instâncias do servidor
Envelhecimento Regional http://bvse.bvsalud.org/ Não há registro 20110707-> Sobre a BVS copiado
Equidade e Desenvolvimento Humano http://equidad.bvsalud.org/ Não há registro 20110707-> Página fora do ar
OPS Brasil http://www.cedoc-opas.bvs.br Hamilton Gomes - OPAS/OMS Brasil - gomesh@bra.ops-oms.org 20110606-> Cláudia Guzzo - Enviada msg para Hamilton. 20110707-> histórico salvo - Pendente análise não se aplica Backup realizado em 13/06/2011 (Marco Miacci)
Observatório Tecnológico http://ot.bvsalud.org/ BIREME (consultor Ernesto Spinak foi contatado na época para desenvolver) 20110707-> Sobre a BVS copiado - Colaborador não trabalha mais na BIREME
Saúde Pública Regional http://saludpublica.bvsalud.org/ Guadalupe Gonzáles - PAHO (WDC) 20110707-> Sobre a BVS copiado - Responsável não está mais na PAHO
Adolescência Regional http://www.adolec.org/ Unidad de Salud del Niño y del Adolescente - PAHO (WDC) 20111103 -> Fizemos vários contatos sem resposta. 20111128-> Sobre a BVS copiado 20111212 -> Bases de datos bibliográficas: são recorte da LILACS, WHOLIS e base PAHO, não serão incluídas por esse motivo. -> Instância de LIS que opera em cooperação com o LIS Regional, não é necessário migrar dados. Luciano.duarte 14:28 12 dic 2011 (UTC) Desativação e backup realizado em 26/02/2013 (Marco Miacci)
Vacunas e Imunização http://www.vaccination.bvsalud.org trojanla@paho.org, carpanob@paho.org 20110707-> Salvo o tutorial em inglês e espanhol x
Saúde Mental http://saludmental.bvsalud.org/ Dr. Rafael Sepúlveda 20110530 -> Juliana Sousa - Instância desativada em 30/05/11. Mensagem enviada ao responsável. Histórico do Sobre a BVS salvo em: \\alpha1\coord\SCI-BVS\xx-BVS Desativadas\RE_Salud_Mental >> 31/05/2011 -> Luciano Duarte - não recomendam a inclusão dos registros disponíveis nessa BVS no LIS Regional, pois a grande maioria já está no LIS, são site de instituições e faculdades de psicologia, psicanálise e psiquiatria, amplamente cobertos no LIS Regional, assim como de ministérios de saúde e do site PsiqWeb, cuja busca no LIS Regional recupera 31 registros. Desativação e backup realizado em 08/06/2011 (Marco Miacci)
Municipio y Ciudades Saludables http://ciudades.bvsalud.org/ Coord. FSP/USP 20110720 - escrito aos responsaveis tentando iniciar processo de desativacao. Eles solicitam aguardar. Novo contato em 12 de agosto. Solicitam aguardar. Novo contato em 05 de setembro informando que daremos inicio ao bkp e desativacao. Ela concorda e solicita o envio do bkp. Arquivos historicos salvos na rede não há Desativação e backup realizado em 06/09/2011 (Marco Miacci)
Bioética Regional http://bioetica.bvsalud.org/ Coord. OPS Chile 20110810 - iniciado processo de desativacao apos reuniao com a area responsável da OPAS - CG Base de dados de BIOÉTICA já disponível na BVS Regional da BIREME (http://bioetica.bvsalud.org/cgi-bin/wxis1660.exe/lildbi/iah/?IsisScript=lildbi/iah/iah.xic&base=BIOETICA&lang=p) Desativação e backup realizado em 07/11/2011 a/c Juliana Sousa. (Tatiane Pizzi)
Doenças não transmissíveis http://ncd.bvsalud.org/ Unidad de enfermedades no-transmisibles/OPS 20111104 - iniciado processo de desativação após contato com responsável em 13/09/2011 20111212 -> Bases de datos bibliográficas: são estratégias de busca para LILACS, WHOLIS, MEDLINE, base PAHO e SciELO, não serão incluídas por esse motivo. -> Instância de LIS que opera em cooperação com o LIS Regional, não é necessário migrar dados. Luciano.duarte 14:54 12 dic 2011 (UTC) Desativação e backup realizado em 07/11/2011 a/c Juliana Sousa. (Tatiane Pizzi)
Câncer Cervical http://cervicalcancer.bvsalud.org/ Unidad de enfermedades no-transmisibles/OPS 20111104 - iniciado processo de desativação após contato com responsável em 13/09/2011 20111212 -> Bases de datos bibliográficas: são estratégias de busca para LILACS, WHOLIS, MEDLINE, base PAHO e SciELO, não serão incluídas por esse motivo. -> Instância de LIS que opera em cooperação com o LIS Regional, não é necessário migrar dados. Luciano.duarte 14:54 12 dic 2011 (UTC) Desativação e backup realizado em 07/11/2011 a/c Juliana Sousa. (Tatiane Pizzi)
Nutrición http://nutricion.bvsalud.org/ Coord. Universidad de Chile Juliana Sousa >> Aguardando retorno do contato realizado em 20/05/11 sobre a desativação. Retomado contato em 03/01/12 e retorno em 04/01 solicitando o backup da BVS e suas FI's e que estão analisando a possibilidade de outro centro colaborador da rede ficar a cargo da secretaria e coordenação da BVS-Nutrición e eles passar a ser um centro cooperante deles e/ou que a BVS-Nutrición e a Biblioteca Virtual do INTA passe a ser uma base de dados cooperante da BVS-Chile. A decisión final deverá ser conversada a nivel institucional com os representantes dos centros colaboradores da BVS-Nutrición, especialmente INSP em México. María Teresa Oyarzun M. Oficina Asuntos Internacionales - INTA, Universidad de Chile Informações do sobre a BVS salvos na rede (\\alpha1\coord\SCI-BVS\w-Regionais\RE_Nutricion-rg\Acerca de la BVS). A contraparte se propos a realizar esta análise e possível incorporação com outras fontes jto com a Andrea Aguila (passando a ser uma base de dados cooperante da BVS-Chile. Desativação e backup realizado em 10/01/2012 a/c Juliana Sousa. (Jefferson Santos)
Ciencia y Salud Regional http://cys.bvsalud.org/ Coord. America Valdez 20110902 - escrito aos responsaveis e dado inicia ao processo de desativacao. Aguardar retorno até final de setembro. Esta na quartzo. 12/01/02 - autorizacao da gerencia para proceder com a desativacao. Solicitada analise de FIs a FIR e BKP a ITI. Armazenado o sobre a BVS na rede (alpha1). 20120130 -> Bases de datos bibliográficas: são estratégias de busca para LILACS, WHOLIS, MEDLINE e base PAHO, não serão incluídas por esse motivo. Para a base TEXTOC será verificado duplicidade na LILACS e os registros que atenderem os critérios de seleção serão incluídos. -> Instância de LIS opera em cooperação com o LIS Regional, não é necessário migrar dados. Solicito cópia da base TEXTOC em serverabd, pasta /home/lilacs/www/bases/lildbi/dbcertif/lilacs/work/. Luciano.duarte 15:19 30 ene 2012 (UTC) Cópia da base TEXTOC em /home/lilacs/www/bases/lildbi/dbcertif/lilacs/work/TEXTOC com 1.040 registros, sendo 572 não-seriados. Análise solicitada ao MTI. Luciano.duarte 11:37 17 feb 2012 (UTC) backup e cópia em CD realizado em 12/01/2012 a/c Claudia Guzzo (Marco Miacci)/Desativação da instancia realizada em 09/02/2012 (Marco Miacci)
Espacio de Colaboracíon BVS Colômbia http://cvirtual-colombia.bvsalud.org/ Carolina Suárez Medina suarezca@col.ops-oms.org 20120224 Solicitada desativação pelos responsáveis pelo ECOS 20120224 - Carolina informa que não há informação relevante para guardar Desativação e backup em CD a/c Joanita realizado em 27/02/2012 (Marco Miacci)

Cenário 2 - Iniciativas de BVS sem operação mas não desativadas

Os casos de BVS que estão paradas/sem atualização, mas não considerados desativados uma vez que sempre que contatada a contraparte ela registra interesse em atualizar a BVS, porém de fato não o faz.

  • Encaminhamento:

a) Manter estas instâncias em um servidor próprio para elas até que tenha mudança de cenário, mas totalmente bloqueadas para entrada de dados (ITI). Se quiserem ser reativadas (voltar a ingressar conteúdos) deverão passar pelo processo de atualização e ingressar no modelo atual da BVS (MIP e RST).


Nome da instância URL Coord. MIP FIR ITI
TT Desenvolvimento Social e Econômico http://vl-trinidad.bireme.br/ BID está na bvs.bireme.br não se aplica


    • Em processo: BVS Gênero e saúde regional.

Próximas Etapas

a) Márcia - poderias dar inicio ao encaminhamento da transferencia das instâncias do cenário 2, conforme procedimento definido, e nos manter informados para que tenhamos o cadastro atualizado pf?


b) Luciano - além das orientaçes do Asael podes marcar um encontro que eu repasso os procedimentos definidos para FIR.


c) Em MIP com apoio de FIR daremos seguimento aos passos estabelecidos para as instâncias de cenário 1. Ao finalizarmos as etapas iniciais informaremos a ITI para que seja realizado o backup e remoção destas instâncias.


Veja Também

Herramientas personales