Portal de Mídias:Upload de Mídias

De Wiki REDDES

Este artigo visa apresentar a aspectos metodológicos e técnicos para uso do Portal de Mídias pela Rede BVS no Brasil.

Tabla de contenidos

Sobre o Portal de Mídias da BVS Brasil

Com o surgimento de novos formatos e conteúdos na BVS, houve a necessidade de um repositório de áudio e vídeos que fomente a promoção da saúde no país. Para atender esta demanda, foi o projeto Portal de Mídias foi criado para operar como ferramenta on-line e atuar como repositório de documentos em formatos multimídias. O Projeto Portal de Mídias tem como escopo apenas a Rede brasileira sendo um projeto piloto financiado pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Durante o projeto se definiu a criação de coleções descentralizadas para instituições que disponham deste conteúdo para inclusão na BVS, mediante demanda. Estas soleções podem vir a ser integradas como fontes de informação da BVS Brasil, permitindo assim a publicação de mídias de todas as instâncias de BVS temáticas nacionais. Para fins de documentação neste documento consideraremos cada uma destas coleções como um Repositório de Mídias.

Critérios de Seleção

Considera-se como documento qualquer suporte passível de ser descrito bibliograficamente. Deverão ser incluídos documentos com conteúdo técnico-científico significativo, produzidos por instituições de ensino, sociedades científicas, organismos governamentais e não governamentais reconhecidos na área, de interesse nacional e internacional. Os documentos aqui permitidos serão de gravação em vídeo, registro sonoro não musical e outros produzidos ou certificados por instituições da Rede BVS Brasil.

Os critérios para inclusão de conteúdos em um Repositório de Mídias devem seguir as orientações do Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados LILACS

A estes critérios, adicionam-se que:

  • Realizar upload de áudios e vídeos que não apresentarem problemas de direitos autorais. Para mais detalhes, veja a Legislação Brasileira Sobre Direitos Autorais
  • Os dados cadastrados são de inteira responsabilidade da instituição que fez o ingresso do material;
  • Os formatos e extensões aceitos serão: avi, wmv, mov, mpg, mpe, mpeg, 3gp, flv, mp4, m4v, mp3;
  • Os tamanhos máximos de cada mídia são:
Vídeo: não deverá ultrapassar 100 MB

Áudio: não deverá ultrapassar 100 MB

Metodologia

Visando aprimorar o fluxo de gestão de usuários no OStube, definiu-se realizar o instanciamento desse repositório para cada instituição que alimentará o Portal de Mídas, o que possibilitará que cada uma tenha controle das mídias carregadas no portal e dos usuários cadastrados.

   * Cada repositório de mídias (instância de Ostube)será criado sob demanda de instituições da Rede Brasileira, podendo ser integradas a BVS Brasil tão logo tenham volume de dados consistente. 

Caso uma instituição da Rede BVS Brasil, ciente dos requisitos específicados neste documento, deseje seu repositório deve entrar em contato por meio da direção modelo.bvs@bireme.org


Fluxo de Trabalho

A imagem abaixo representa o fluxo de trabalho do Portal de Mídias:


Imagen:Fluxo_3.jpg

   * Cada repositório será integrado a BVS Brasil por meio do iAHx (vide item: Recuperação de Mídias Carregadas neste artigo) 


Upload de Mídias

Cada instituição possui seu repositório para realizar upload das mídias. Por exemplo, para o MS realizar o upload das mídias, acessar o endereço do repositório: http://ms.midias.brasil.bvs.br, entrar com login e senha.

Imagen:Login.jpg

Gestão das Mídias no osTube

A gestão das mídias assim como dos usuários será realizada na interface administrativa do osTube.

No Menu do lado esquerdo é possível administrar os usuários cadastrados, as mídias carregadas, as categorias que poem ser inseridias no formulário de descrição resumida.

Imagen:Ostube.jpg

Descrição da Mídia Carregada

Abaixo segue a descrição de como preencher os formulários para realizar o Upload das mídias.

Descrição Resumida

Após acessar o repositório com login e senha, será solcitado o preenchimento do formulário abaixo:

  • Todos os campos devem ser preenchidos

Imagen:Upload_midias.jpg

Descrição Detalhada

Para uma descrição bibliográfica completa recomenda-se que a mesma seja realizada via LILDBI-Web, seguindo a metodologia LILACS.

Após a descrição resumida, é preciso preencher o formulário de descrição detalhada, o mesmo possibilitará interoperabilidade com a LILACS.

Imagen:Form_adicional.jpg


Descrição no LIDBI-web

No fomulário de descrição bibliográfica, no campo 8= URL, deve ser inserido a URL da mídia carregada, para isso, é necessário acessar a página da mídia carregada, clicar no ícone Imagen:Enviar.jpg e copiar a URL para inserção no campo no 8.

Recuperação de Mídias Carregadas

A imagem abaixo exemplifica a recuperação de mídias carregadas no repositório.

Imagen:Fluxo-midias.gif

Relação de instâncias (operação beta)

Categoria:Portal de Mídias

Herramientas personales