Unifesp

De Wiki REDDES

Tabla de contenidos

Atividades

Todas as bibliotecas

  1. Levantamento do fluxo de trabalho de cada biblioteca
  2. Levantamento de necessidades de sistema de cada biblioteca
  3. Priorização de atividades

Montagem do calendário de trabalho geral

BIREME

  1. Criar wiki com enquete
  2. Revisar os registros de acordo com a metodologia LILACS
  3. Revisar dados do PHL

Enquete

Objetivo

Conhecer o fluxo do objeto na biblioteca e outros detalhes que possam influenciar na implantação do ABCD

Perguntas

  1. Qual é o critério de decisão de compra do objeto? É uma solicitação interna ou pedido de usuário?
  2. Qual é o processo de aquisição do objeto?
  3. Qual o procedimento adotado para todos os objetos antes da entrada no sistema?
  4. Quais são os tipos de documentos presentes no acervo? Todos estão presentes no sistema?
  5. Existe política de descarte? Como funciona?
  6. Qual o tipo de classificação utilizado pela biblioteca?
  7. Na indexação é usado algum tipo de thesauro? qual?
  8. Como é feito o controle de periódicos?
  9. Quais são os tipos de usuário que utilizam a biblioteca?
  10. Quais os tipos de objetos que serão disponibilizados para empréstimo?
  11. Quais são as políticas de consulta e empréstimo de objetos?
  12. Quais são os outros tipos de serviços disponíveis na biblioteca? E como funcionam?
  13. Quais são os principais relatórios gerados pela biblioteca? (Ex: recibo, carteirinha, relatórios, etc.)
  14. São criados relatórios de estatística? com quais dados?
  15. Existe alguma documentação sobre o funcionamento da biblioteca?
  16. Já existe a infra-estrutura tecnológica para implantação do ABCD? (Ex: Máquinas com acesso a internet para operação)

Respostas

Biblioteca Central Unifesp

  1. É solitação feito pelos coordenadores de cada curso e em alguns casos solicitação dos alunos
  2. Enviamos a listagem que é preenchida on-line na intranet da universidade com a solicitação para o setor de compras e eles adquirem através do pregão eletrônico
  3. É verificado na base se já possuímos o objeto em questão
  4. O nosso acervo consta: Material de referência, Livros, Monografias(Trabalho de conclusão de curso), Teses e fitas de vídeo, todos cadastrados no sistema.
  5. Descartamos os livros mais antigos e os com pouco uso e que tenha edição mais recente
  6. da NLM
  7. DecS
  8. Isso é com a BIREME- a coleção é compartilhada com a BIREME.
  9. Alunos, pós-graduando, médicos, funcionários vinculados a EPM/HSP e usuários de outras universidades só para consulta local ou xerox
  10. Só Livros
  11. Para consulta todos os usuários da área médica para EMPRÉSTIMO só o pessoal vinculado com a EPM/HSP que tenham vinculo empregatício com a universidade, também fazemos empréstimos entre biblioteca(EEB)
  12. Temos serviço de atendimento ao usuário
a)Levantamento bibliográfico – com 3 bibliotecários, atende a demanda informacional dos usuários e os capacita a pesquisa bibliográfica nas bases de dados nos computadores localizados na biblioteca
b)Localização de documentos – utilizamos o serviço do SCAD para os documentos não encontrados na BC/BIREME e os solicitamos as outras bibliotecas da rede BIREME
c)Repositorio de teses – BDTD do IBICT – um bibliotecário é encarregado do envio das teses da universidade em texto completo ao repositório.
d)BV UNIFESP – mantemos o funcionamento em parceria com a BIREME , atualizando base de dados, catalogo de teses, Espaço ECO, colaborando com a alimentação do LIS
e)Parceiros na alimentação da Base LIlacs das revistas pertencentes à universidade.
f)Sala doada pelo Banco Santander para inclusão digital, e disponível aos alunos com 15 micromputadores gerenciados e mantidos pelo Banco Santander
g)Serviço de auxilio a alunos e professores na formatação, normalização de teses e dissertações da universidade
h)Cursos virtuais das bases de dados de pesquisa para os alunos da pós graduação da universidade que estão matriculados na Pró Reitoria de Pós graduação
i)Aulas e demonstrações do uso das bases de dados aos Departamentos da universidade

13. Atualmente os relatórios são de numero de livros emprestados diariamente, solicitação de levantamentos bibliográficos, atendimento de pedidos feito ao SCAD, livros adquiridos por compra, doação.

14. Sim, semestralmente e emitido as estatísticas de atendimentos feitos pela biblioteca são eles, de Livros (Mais emprestamos e Menos emprestado), atendimentos feito pelo levantamento bibliográfico, empréstimos de livros (Livros Pendentes), Usuários, Usuários pendentes. Também sobre a quantidade de nosso acervo

15. No site htt://www.biblioteca.epm.br traz toda informação da biblioteca, serviços, noticias, eventos, etc..

16. Sim, todas as nossas maquinas tem acesso a internet

Campus Baixada Santista

Campus Diadema

1. A solicitação é feita anualmente pelo Grupo de Trabalho da Biblioteca (GT – Biblioteca, ex-Comissão de Apoio à Biblioteca), e atende às bibliografias básicas e complementares das Unidades Curriculares que constam nos Projetos Pedagógicos de todos os cursos. Não atendemos sugestões, por enquanto, pois como o acervo se encontra em formação, todos os recursos são direcionados a esta finalidade. A planilha é preenchida pelo responsável e encaminhada ao GT para preenchimento de orçamentos e quantidade de exemplares, em seguida à responsável pela inserção no sistema de solicitação de compra, depois ao Setor de Compras para prosseguir com os trâmites da licitação. Em 2009 participamos do Projeto FAP – Livros VI, onde os pesquisadores bolsistas da FAPESP solicitaram livros de acordo com seus projetos em desenvolvimento e todos os itens foram aprovados (14 nacionais e cerca de 330 importados).

2. Licitação modalidade pregão eletrônico. Recebemos em doação materiais de usuários e agora do Projeto FAP Livros, que são caracterizados como doação também.

3. Após a verificação do material (integridade física, dados de identificação, notas fiscais, Ordem de compra, colocação de fitas magnéticas anti-furto, carimbagem), pesquisa-se a existência de algum exemplar no sistema.

4. Temos Livros, CDs, Folhetos, Revistas (alguns de assinatura mas já encerrados, a maioria proveniente de doação), Obras de referência, Teses, Kits, Literatura e Normas técnicas. Sim, todos estão registrados no sistema.

5. Está em elaboração.

6. Classificação Decimal de Dewey (CDD).

7. Vocabulário Controlado da USP.

8. Assinamos por pouco tempo alguns periódicos, atualmente nenhuma assinatura. Como não emprestamos não tombamos. Alguns exemplares são emprestados manualmente, mas são raros

9. Professores, alunos, servidores, estagiários e comunidade.

10. Livros, folhetos, literatura e CDs.

11.

Material Usuário Quantidade Prazo de devolução
Livros Alunos/Funcionários 02 4 dias úteis
Docentes 03 15 dias
CDs Alunos/Funcionários 02 4 dias úteis
Docentes 03 15 dias
Folhetos Alunos/Funcionários 02 4 dias úteis
Docentes 03 15 dias
Literatura Todos 01 15 dias

Atualmente, para os atrasos adotamos 10 dias de suspensão por dia e por objeto em atraso, mas a partir de 2011 será de 4 dias por dia e por objeto, como acordado em reunião com as demais bibliotecas.

12. Além do empréstimo domiciliar, treinamento de usuário para utilização da base, localização de material bibliográfico (principalmente artigos) para os docentes e alunos e orientação de pesquisa bibliográfica.

13. Objetos em circulação, Reservas pendentes, Inventário do acervo, Relatório de empréstimos, Títulos adquiridos, Usuários do campus e Valor da coleção.

14. Sim. Estatística de empréstimos, somente com a quantidade total, para informação de número de atendimentos, mas quando solicitado geramos relatório de empréstimos de títulos.

15. Sim.

16. Sim.

Campus Guarulhos

1. As compras são realizadas por semestre. Os pedidos em sua maioria originam de solicitações realizadas pelos docentes, através de listas em planilhas do Excel com informações das obras: autor, título, editora, ISBN. Os usuários também podem sugerir aquisição de livros através de formulários localizados próximo ao terminal de consulta da biblioteca ou através da opção sugestão de compras no PHL. Com a relação das sugestões em mãos, a Comissão de Biblioteca avalia os pedidos e estando em conformidade com a Política de Desenvolvimento de Coleções é feito o lançamento pela biblioteca de livro por livro no sistema de compras da intranet para abertura de processo de licitação.

2. Através de licitação na modalidade Pregão Eletrônico ou Registro de Preço.

3. Atualmente temos catalogados apenas livros e revistas, sendo as revistas adquiridas através de doações.

Procedimentos para livros:

A Biblioteca recepciona a entrega dos livros, fazendo a conferência do material, verificando se os itens e suas quantidades conferem com a Nota fiscal, lista unificada de pedidos e proposta do fornecedor. Estando tudo OK o material é disponibilizado ao pessoal do Patrimônio para registro patrimonial da obra.

Estando liberado o material, inicialmente é carimbado pela biblioteca, verificando se existe o registro da obra no PHL e no catalogo on-line da Biblioteca Nacional, CRUESP e Library of Congress para importação dos dados em formato MARC.

Livros com registro importado são revisados e tombados pelos bibliotecários. Caso não tenham sido importados, seguem para catalogação e tombamento pelos bibliotecários. Procedimentos para revistas:

É realizado um levantamento no PHL da existência ou não no acervo do periódico recepcionado, obedecendo a Política de Desenvolvimento de Coleções. Caso seja incorporado ao acervo, o fascículo é carimbado e encaminhado para os bibliotecários realizarem a catalogação.

4. Temos no acervo livros, revistas e mapas catalogados; VHS, DVD e CD-ROM sem entrada no sistema. No próximo semestre passaremos a dispor de monografias e teses dos alunos concluintes de curso, sendo estes materiais inseridos no sistema.

5. Existe sim e faz parte da Política de Desenvolvimento de Coleções, como dispõe capítulo específico sobre o assunto:

DESBASTAMENTO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Desbastamento é o processo mediante o qual o material, depois de selecionado, é retirado do acervo ativo, quer para conservação ou para descarte. Deve ser um processo contínuo e sistemático para manter a qualidade da coleção. O desbastamento da coleção deverá ser feito de acordo com as necessidades e com a participação dos Representantes da Comissão de Biblioteca e sempre que necessário serão consultados outros especialistas.

Descarte

No descarte o material é retirado definitivamente do acervo. Por se tratar de patrimônio da Unidade, a decisão do descarte é administrativa e interna. A Biblioteca solicitará anuência da Comissão de Biblioteca. O material selecionado para descarte pode ser doado, permutado, ou eliminado, desde que sejam obedecidas as orientações administrativas da Diretoria do Campus Guarulhos.

Critérios para Descarte de Livros
  a) Inadequação: documentos cujos conteúdos não interessam à Unidade, incorporados ao acervo anteriormente, sem seleção prévia e/ou escritas em línguas pouco acessíveis;
  b) Desatualização: este critério se aplica principalmente aos documentos cujos conteúdos já foram superados por novas edições. Entretanto, para aplicação deste critério, deve-se levar em consideração, principalmente, a área de conhecimento a que se refere à obra;
  c) Condições físicas (sujas, infectadas, deterioradas ou rasgadas): após rigorosa análise do conteúdo e relevância do documento, se for considerado de valor e não disponível no mercado para substituição deverá ser recuperado. Quando houver possibilidade de substituição e o seu custo for inferior ao da recuperação, será feito a aquisição e o documento descartado;
  d) Duplicatas: número excessivo de cópias de um mesmo título em relação à demanda.
Critérios para Descarte de Periódicos
  a) Periódicos de divulgação geral, de caráter não científico e/ou de interesse temporário;
  b) Periódicos recebidos em duplicata;
  c) Condições físicas (sujas, infectadas, deterioradas ou rasgadas): após rigorosa análise do conteúdo e relevância do documento, se for considerado de valor e não disponível no mercado para substituição deverá ser recuperado. Quando houver possibilidade de substituição e o seu custo for inferior ao da recuperação, será feito a aquisição e o documento descartado.

6. CDD e Cutter

7. Vocabulário Controlado do SIBI-USP

8. Ainda não possuímos assinatura, porém os periódicos que recebemos por doação estão catalogados na base de dados Kardex do PHL.

9. Atendemos alunos, docentes e funcionários pertencentes à UNIFESP para empréstimo e comunidade externa apenas para consulta local.

10. Livros, Mapas, CD-ROM, VHS e DVD para empréstimo e consulta local. Revistas, Obras de Referência, Monografias e Teses apenas consulta local.

11.
Tipo de usuário Livros Prazo para de devolução
Docentes 5 15 dias corridos
Discentes de graduação 3 4 dias úteis
Discentes de pós-graduação 3 14 dias corridos
Funcionários 3 4 dias úteis

12. Guarda-volume – usuário solicita no balcão o empréstimo de um armário e deixa a carteirinha da biblioteca ou crachá, que será devolvido no momento em que o usuário fizer a devolução da chave.

Empréstimo entre bibliotecas (EEB) – usuário devidamente inscrito na biblioteca em posse dos dados do documento de outra instituição/biblioteca, solicita o EEB e fica responsável pela retirada do documento, reserva e devolução, devendo ao final do empréstimo apresentar na biblioteca a via de solicitação com a devida baixa.

13. Empréstimo: por ano, mês, curso e livros mais emprestados no ano, atraso na devolução, aviso de data de devolução próxima, reserva disponível.

Exemplares: por curso, tipo de documento, catalogados no mês e ano.

Títulos: por curso, tipo de documento, catalogados no mês e ano.

Periódicos: por curso, quantidade de fascículos e títulos.

Usuários: por curso, inscritos por mês e ano.

Fluxo de usuários por dia: medido pela antena anti-furto.

14. São criados os apresentados na questão anterior, com dados extraídos manualmente ou através dos recursos do PHL.

15. Possuímos regulamento aprovado pela Comissão de Biblioteca.

16. Sim, 4 terminais de consulta para os usuários e mais 7 terminais de uso interno.

Campus São José dos Campos

  1. A solicitação é feita por professores, alunos e servidores, mas são atendidos prioritarimamente bibliografias dos planos de ensino. Os professores elaboram a solicitação de compras com os títulos necessários às disciplinas dos planos de ensino e também à pesquisa e curso de pós graduação. Eles fazem a solicitação numa planilha no Google Docs, onde os todos acompanham o que está sendo pedido, inclusive os coordenadores de curso, que avaliam tais solicitações. Essa planilha foi elaborada num formato que facilita a inserção dos pedidos no sistema de compras. Os demais (alunos e servidores) enviam a solicitação para a biblioteca via e-mail e nós guardamos, caso sobre verba compramos as sugestões.
  2. Através de licitação na modalidade pregão eletrônico.
  3. Antes de entrar no sistema, o objeto passa por pesquisa para saber se já existe um exemplar, ou se existe.
  4. Por enquanto apenas livros e Cds. Temos algumas revistas doadas. Estão no sistema apenas os livros.
  5. Ainda não temos, mas estamos desenvolvendo.
  6. Utilizamos a Classificação Decimal de Dewey (CDD)
  7. Sim. Tesauros da USP.
  8. Ainda não temos assinaturas.
  9. Alunos, professores, servidores, estagiários e comunidade externa (apenas para consulta e utilização do espaço para estudo)
  10. Livros, dissertações, teses e Cds.
  11. Qualquer pessoa, sendo da Unifesp ou não pode consultar o acervo. Agora empréstimo somente pessoas com vínculo com a instituição.
  12. Não temos ainda.
  13. Relatório de estatística mensal, Histórico de empréstimo do aluno, Relatório para inventário, Reservas ou Empréstimo em curso, Exemplares em atraso, Atraso por data.
  14. Sim. Por ora, Estatística mensal de empréstimo dos livros: Título, autor, editora, quantidade de vezes que ele foi emprestado.
  15. Sim.
  16. Sim.

Políticas de Empréstimo

Campus Usuário Material Quantidade Prazo de devolução Renovação Reserva
Central Docentes Livros / Vídeos 3 5 c 3 sim
Discentes 3 5 c 3 sim
Funcionários 3 5 c 3 sim
Diadema Docentes Livros / CDs / Folhetos 3 15 c 5 sim
Discentes 2 4 u 5 sim
Funcionários 2 4 u 5 sim
Todos Literatura 1 15 c 5 sim
Guarulhos Docentes Livros 5 15 c 10 sim
Discentes de graduação 3 4 u 10 sim
Discentes de pós-graduação 3 14 c 10 sim
Funcionários 3 4 u 10 sim
Docentes Mapas 3 1 c não não
São José dos Campos Docentes Livros 5 30 c infinito sim
Discentes de graduação 3 7 c infinito sim
Discentes de pós-graduação 3 15 c infinito sim
Funcionários 3 7 c infinito sim
c = dias corridos
u = dias úteis
Punição padrão para todos os campus de suspensão por 4 dias por objeto
Reserva somente se o objeto não estiver disponível
Renovação = quantidade de vezes seguidas para renovação pela internet se o objeto tiver reserva bloqueia se o usuario tiver pendencias não renova

Serviços

Serviços/Campus Central Baixada
Santista
Diadema Guarulhos São José
dos Campos
Levantamento bibliográfico sim
Localização de documentos sim sim
Repositorio de teses sim
BV UNIFESP sim sim sim sim sim
Alimenta de Bases externas LILACS
Sala para inclusão digital sim
Serviço de auxilio na formatação, normalização de teses e dissertações sim sim
Cursos virtuais sim
Aulas/Demonstrações do uso das bases de dados sim sim
Empréstimo entre bibliotecas (EEB) sim sim sim sim sim
Guarda-volume sim sim

Macro Atividades

Macro Atividade Prioridade
Configuração do modulo de Catalogação 1
Migração das bases 2
Integração do modulo de usuário ao sistema da UNIFESP 3
Configuração do modulo de empréstimo 4
Revisão e configuração de modulo de Aquisição 5
Criação de relatórios no ABCD 6
Criação de estatísticas no ABCD 7
Revisão do processo de mudança de status de exemplares (descarte) 8
Importação de registros (Z3950) 9
Integração com Tesauros externos 10
Configuração do Kardex 11
Criação de base de dados especifica
Implementação de politicas de empréstimos entre bibliotecas

Links e Documentação

Herramientas personales